Apenas um olhar sobre Parada de Gonta. Uma visão da realidade de ontem, de hoje, de sempre. A Aldeia que foi musa do Poeta, dos Poetas, Tomás Ribeiro, Branca de Gonta Colaço, Rodrigo de Melo...e berço de muitos artistas!
Sábado, 18 de Fevereiro de 2006
RODRIGO EMILIO.Poeta de Parada de Gonta!

RodrigoEmilio.com.jpg

RODRIGO EMILIO de Alarcão Ribeiro de Melo

Poeta de Parada de Gonta!
Faria, hoje, 62 anos de idade!
Fá-los com certeza no Céu, junto de uma filha, tenra idade para lá partiu, à qual ofereceu esta belíssima melodia literária:

«Planando entre os anjos,
como uma andorinha
ou voo de véu…
faz hoje vint’anos
uma filha minha.

Festeja-os no Céu».


Ascendência do Poeta:

Henrique Ribeiro Albuquerque (irmão do Poeta Tomás Ribeiro), casa comMaria da Encarnação Sousa e Melo. Do casamento nascem: Tomás Ribeiro Melo; Ester e, ainda, Henrique e Jorge que não deixam geração.
Tomás Ribeiro de Melo casa com sua prima Maria das Dores da Glória. Nasce Rodrigo de Melo; casa com Margarida Melo e, do seu casamento nascem três filhos: Encarnação Melo, Glória de Melo e Rodrigo Emílio

Rodrigo Emilio. Parada de Gonta.jpg RodrigoEmilio Casa S.Jose PGonta.JPG RodrigoEmilio.casamento em PGonta.jpg RodrigoEmilio.Pgonta.jpg Joaquim Lacrau.Joao Praga.Rodrigo Emilio.Joaquim Carolo.Amigos de PGonta.JPG

Rodrigo Emílio cresceu entre Lisboa e Parada de Gonta; muito mais na Aldeia onde os seus familiares repousam e onde escolheu ficar, também, para a eternidade!
Defensor de princípios e valores pátrios assentes nas suas convicções fortemente nacionalistas, sofre consequências da grande oposição em que baseou a sua actividade política no pós 25 de Abril de 1974.
Poeta de imagens literárias profundas e abrangentes, escreve com a facilidade e o talento que herdara dos seus antepassados directos.
Tem na escrita uma arma ao serviço dos ideais que sempre nortearam a sua vida!
Seus filhos (Rodrigo Victor, Gonçalo, e Constança), produziram um documento completo e exemplar, onde podemos conhecer o Homem e o Poeta.
Mais do que aqui podemos referir, melhor é visitar o sítio:
http://www.rodrigoemilio.com/

«Cantou» também a sua Aldeia, idealizando e perspectivando, então, aquele que, muitos anos depois, viria a ser uma realidade: o Estádio Tomás Ribeiro (hoje, um espaço desportivo concreto, propriedade da ADRC-Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Parada de Gonta, onde se pratica o futebol federado e outras modalidades. Apenas não se confirma a “relva mole”):

«Faça chuva ou faça sol,
orvalhada ou nevoeiro,
vai-se jogar futebol,
não no adro ou no terreiro,
mas em campo de erva mole:
O Estádio Thomaz Ribeiro!»


Num singelo reconhecimento, queremos lembrar alguns momentos que partilhámos na sua Casa S. José em Parada de Gonta, apreciando a sua companhia, tantas vezes ao som dos amigos do fado, que vinham de Tondela para tocar e cantar, lá no cimo da Torre, apreciar o bom tinto colhido na Aldeia e passar um serão em amena cavaqueira.«Bem-hajam e até mais ver»

Reconhecidos, deixamos a sua vontade, última


«Quando eu morrer,
não haja alarme!
Não deitem nada,
a tapar-me:
- nem mortalha.

Deixem-me recolher
À intimidade da minha carne,
Como quem se acolhe a um pano de muralha
Ou a uma nova morada,
Talhada pela malha
Da jornada…

- E que uma lágrima me valha…!
Uma lágrima – e mais nada…»

RODRIGO EMILIO repousa no cemitério de Parada de Gonta, no jazigo da Família!



publicado por paradadegonta às 16:17
link do post | comentar | favorito
|

17 comentários:
De Anónimo a 8 de Abril de 2006 às 13:59
http://valenteeimortal.blogspot.com/2005/09/para-todos-os-que-so-perseguidos-por.html

leiam e façam-lhe homenagens
fascismo nunca mais!!!orgulhoso de estar entre o proletariado
</a>
(mailto:)


De Anónimo a 6 de Março de 2006 às 18:46
A memória é curta! A democracia e a liberdade de expressão não estavam no dicionário deste senhor, "que sorte isto ser uma democracia", assim podemos escrever sobre o que nos apetece e até termos blogs. E já agora, em jeito de conclusão: o que é que este senhor trouxe de bom a Parada de Gonta? Imagino que deve ter doado o rico espólio de Thomaz Ribeiro!(desculpem esse está nas mãos do sr. José Valle Figueiredo)pois é!Cigano
(http://zz)
(mailto:zz@zz.pt)


De Anónimo a 27 de Fevereiro de 2006 às 16:41
Uma sentida homenagem a alguém que fiquei a conhecer melhor graças ao vosso blog. Bem hajam. Bom feriado, boa semana.aflores
(http://omeublog2004.blogs.sapo.pt)
(mailto:albertoflores1957@sapo.pt)


De Anónimo a 26 de Fevereiro de 2006 às 17:36
Passei para te desejar um Carnaval muito divertido
:)
Beijinhuu
Cris
(http://omundodacris.blogspot.com)
(mailto:nitaforever@hotmail.com)


De Anónimo a 21 de Fevereiro de 2006 às 23:34
Este poste é uma bonita homenagem ao Rodrigo.
Para quando uma homenagem na terra. Força que apoiantes terão muitos. Será também um bom motivo para eu revisitar a bela Parada de Gonta.

Vitor Manuel
(http://coimbra-nacional.blogspot.com)
(mailto:coimbra-nacional@hotmail.com)


De Anónimo a 21 de Fevereiro de 2006 às 21:47
… Olá Bloguista.
.
Informações Úteis às Pessoas das CLASSES SOCIAIS Média, Média-Alta, Alta e Ricos . Alunos do Secundário e alunos Universitários.
.
.
Sabiam que:
.
.
*** EM CADA DOIS (2) ALUNOS UNIVERSITÁRIOS UM (1) NÃO ACABARÁ O CURSO !?!?!?!?!?!?!?!?!
.
.
Nota: Em ENGENHARIA É MUITO PIOR. Em cada quatro (4) alunos universitários três (3) não acabarão o Curso !?!?!?!?!?!?!?!?!
.
.
Ou seja. Dos alunos que entram nas Universidades e Politécnicos (Públicas ou Privadas) cinquenta por cento (50%) – não chega – a acabar o curso. A maior parte desiste nos 3 primeiros anos do Curso.
.
No total Duzentos e Vinte e Cinco Mil (225.000) alunos não terminarão o Curso. Logo Dinheiro do Estado e dinheiro das Famílias deitados ao lixo todos os anos (Mais de Quatro Mil e Quinhentos Milhões (4.500.000.000) de Euros anuais).
.
.
Nota Importante: Não se preocupem com os Pobres. Porquê?!?! Porque nas Universidades e Politécnicos (Públicos e Privados) há:
.
- Um por Cento (1%) de Pobres;
.
- Sete por Cento (7%) de Classe Média-BAIXA.
.
- Noventa e Dois por Cento (92%) de Classes Média, Média-Alta, Alta e Ricos. E SÃO ESTES QUE SÃO BURLADOS!!! Abram os Olhos!
.
.
.
*** Um Curso de cinco (5) anos é feito, em média, em oito (8) ou nove (9) anos!
.
.
? NÃO SE ACREDITAM NESTAS INFORMAÇÕES?:
.
Perguntem às Associações de Estudantes, aos Administradores dos Serviços de Acção Social, aos Reitores e aos Presidentes das Universidades e Institutos Politécnicos, tanto Públicos como Não-Públicos. Aos Políticos não vale a pena perguntarem!
.
.
SOLUÇÕES SIMPLES:
.
i -- Fechem todas as Universidades e Institutos Politécnicos durante cinco (5) anos e ABRAM ESCOLAS SECUNDÁRIAS TÉCNICO PROFISSIONAIS COM ACESSO À UNIVERSIDADE.;
.
In “Livro aconselhado às Escolas Técnico Profissionais com acesso ao Ensino Superior”, http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2005_12.html#893945
.
.
E/OU ENTÃO,
.
ii -- AUMENTEM AS PROPINAS, anualmente, para CINCO (5) VEZES o SALÁRIO MÍNIMO NACIONAL (nos Institutos Politécnicos Públicos e nas Universidades Públicas).
.
Prova dos Nove contra os Aldrabões e Aldrabonas e a sua “Ladainha dos Pobrezinhos”:
.
Ver: “Alunos COM POSSES têm mais hipóteses no ENSINO (superior) PÚ-BLI-CO”, http://jn.sapo.pt/2004/08/22/sociedade/ha_portugal_cultura_facilitismo.html
.
.
PROPOSTA DE MELHORIA:
.
Que a maior parte dos COLÉGIOS deixe de ministrar o Ensino GERAL (+/- igual a Palha com notas inflacionadas) e passe a ministrar o Ensino TÉCNICO-PROFISSIONAL. Com acesso ao Ensino Superior. É lógico!
.
.
OFERTA PELA DIVULGAÇÃO DESTE DOCUMENTO:
.
TODOS os Alunos PODEM E - DEVEM – Candidatar-se / Concorrer TODOS os anos à BOLSA DE ESTUDO nas Universidades e Institutos Politécnicos (Públicos e Não Públicos):
.
"Oh ALUNOS Portugueses III" - SUBSÍDIO ESCOLAR e BOLSA DE ESTUDO , 30 Abril de 2004 em http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt/arquivo/2004_04.html#128423
.
.
ÚLTIMA HORA (14.2.2006): Teve que ser a Comissão Europeia a Abrir os Olhos!!
.
“A Comissão Europeia lançou hoje um conjunto de recomendações para a promoção do papel da ESCOLA NA CRIAÇÃO DE UMA CULTURA MAIS EMPRESARIAL nas sociedades europeias, DESDE A PRIMÁRIA ATÉ ao ensino superior.”
.
“Bruxelas recomenda a criação de mini-empresas de alunos”
.
in “Escolas europeias instadas a promover cultura empresarial”, http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1247722
.
.
José da Silva Maurício




CONSTRUAM ESCOLAS TÉCNICO PROFISSIONAIS e fechem as Universidades e Politécnicos durante 5 anos;
(http://eunaodesisto.blogs.sapo.pt)
(mailto:mauricio_102@sapo.pt)


De Anónimo a 21 de Fevereiro de 2006 às 20:06
Fiquei muito contente por ver alguns artigos sobre o meu amigo ("amigo como irmão") Rodrigo Emílio.
Em relação ao meu "protesto" de 5 de Novembro passado, agradeço as palavras do Parada de Gonta e tenho muita pena de não ter sido uma ajuda em tempo útil. Neste momento vejo que já conhecem o site sobre o Rodrigo, feito pelo seu filho, e que até já estão em contacto.
Bem hajam pelo que escrevem e, talvez um dia nos possamos encontrar, quem sabe em Parada de Gonta.Absonante
(http://absonante.blogspot.com)
(mailto:absonante@netcabo.pt)


De Anónimo a 21 de Fevereiro de 2006 às 16:52
Que justa que é esta homenagem de Parada de Gonta ao Rodrigo! Foi certamente um dos poetas maiores da sua geração e um dos (poucos) portugueses que não vergaram nas suas convicções. Lá onde ele está, certamente que se surpreende com tantas homenagens e por saber a importância que teve para todos nós.Bernardo
</a>
(mailto:)


De Anónimo a 20 de Fevereiro de 2006 às 15:36
Ola Jorge:

Realmente o *perriqui* ajudou a saber quem es:)
Claro que me lembro de ti. Manda-me um email para info@rodrigoemilio.com para se por a conversa em dia. Manda novidades tuas, dos teus e tambem do pessoal de Parada que ja nao vejo faz uns bons anos...
Tenho a certeza que ainda vou re-encontrar muitos amigos por intermedio deste blog e/ou website RodrigoEmilio.com.
Um abracoGoncalo Melo
(http://www.rodrigoemilio.com)
(mailto:info@rodrigoemilio.com)


De Anónimo a 20 de Fevereiro de 2006 às 14:11
Ola goncalo, talvez ja nao te lembres de mim,ja la vai algum tempo que nao nos vimos, mas deixa-me dar-te os meus sentimentos a ti e a tua familia.E tambem felicitar-vos por estas paginas na internet sobre a vida e obra do teu pai, esta impecavel, esse grande Poeta estava tao perto e ao mesmo tempo tao longe que eu nao conhecia nada acerca dos seus feitos. Agora estou maravilhado.Um grande abraco Goncalo ate sempreJORGE FERREIRA*perriqui*
(http://riscos)
(mailto:ferreirafamily@hotmail.com)


Comentar post

mais sobre mim
arquivos

Março 2017

Janeiro 2017

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

posts recentes

Assim nasce uma nova era....

Imagens que fazem a histó...

...

PARADA DE GONTA, SEMPRE!

E, por fim, TONDELA!

LEMBRANDO...

(...6) Em SINES e...

(...5) Em Carnaxide!

(...4) Em Coimbra!

Parada de Gonta,Terra de ...

(…3) Em Reguengos de Mons...

GILBERTO AMARAL. Casament...

(...2) Na Serra!

Parada de Gonta, pelo Paí...

Dos EUA a PARADA de GONTA...

...

PERCURSOS PEDESTRES!

PÁSCOA DE HOJE. PÁSCOA DE...

ESTAMOS EM TRABALHOS DE M...

MANUEL VIEGAS. Um Coração...

SIMBOLOS DE OUTROS TEMPOS...

A PRIMAVERA ENTROU POR AQ...

CORES DA NATUREZA. PERFUM...

PARADA DE GONTA EM FESTA ...

RODRIGO EMILIO.Poeta de P...

O CICLO DA BROA.

PARADA de GONTA. Continua...

NATAL de PARADA de GONTA!

FESTA À N.ª Srª da CONCEI...

CASAS DA ALDEIA!

Parada de Gonta Reconhece...

PARADA DE GONTA, Arqueoló...

Lembrando Os Que Já Parti...

QUINTAS de Parada de Gont...

Escola do 1.º Ciclo, Para...

Casas Típicas da Aldeia!

ESTAÇÃO Caminhos-de-Ferro...

A Descendência Artística ...

Ainda. As Noites da Aldei...

A NOITE COM ELA...

08 de Julho de 1880 - 08 ...

1 de Julho de 1831 – 1 de...

...

FONTES DA ALDEIA!

PARADA DE GONTA, 121 ANOS...

PARADADEGONTA RECONHECE O...

Fábrica de Lanifícios. 10...

...

Ainda as Festas Populares...

A convite de um Amigo...

Viagem Segura
ROMARIA
Grupo do Tacho
usatacho
...
Gilberto Amaral
Arte p 1 Canudo
Dennis Amaral
Luísredevil
Rodrigo Emilio
...
Ass.AmigosPGonta
ADRCPGonta
Escola PGonta
Sant’Ana.05
Website PGonta
...
AZORIANA geminada
(ParadadeGonta&Serreta)
IncertosMomentos
SegundaVida
Terena
Visitantes
Free Web Counter

VOCE ESTÁ AQUI
online

BOA VIAGEM...



pesquisar