Apenas um olhar sobre Parada de Gonta. Uma visão da realidade de ontem, de hoje, de sempre. A Aldeia que foi musa do Poeta, dos Poetas, Tomás Ribeiro, Branca de Gonta Colaço, Rodrigo de Melo...e berço de muitos artistas!
Domingo, 2 de Abril de 2006
MANUEL VIEGAS. Um Coração Paradense em Terras Americanas!

Muitos são aqueles que de Parada de Gonta rumaram aos Estados Unidos e ali têm a sua vida, o seu trabalho, os seus filhos, a sua família. São já algumas gerações que ali nasceram e cresceram.É contudo, uma enorme satisfação perceber que esta ausência, tantas vezes, de muitos anos seguidos, não foi suficiente para esquecerem a sua Terra Natal – Parada de Gonta!A ligação à Aldeia Formosa foi sempre mais forte. Superou distâncias e muitos anos de separação. Foram vindo no Natal, na Páscoa ou mesmo na Santa Ana (Festas Populares de Verão:   Festas de Santa Ana ) transmitiram aos seus filhos o amor por Parada de Gonta e, hoje, muitos dos mais jovens, visitam-na frequentemente.Nos EUA, os emigrantes Paradenses souberam criar amizades, ajudar os conterrâneos que ali chegavam e angariar apoios locais que enviavam (ainda o fazem hoje Festa de Angariação de Fundos )

Um desses Paradenses que há algumas décadas procurou nova vida nos EUA foi Manuel Viegas. Com um coração genuinamente Paradense, o Manny Viegas, como ali é conhecido, conseguiu impor-se como profissional sem nunca descurar a ajuda, o apoio a quantos iam de Portugal. De trato fácil e com uma forte dinâmica impulsionadora e profundamente humanitária, o Manny promove o aparecimento de várias Associações locais, visando o desenvolvimento do sentido comunitário lusitano e o apoio aos emigrantes e a outros projectos sociais, culturais e desportivos.Nos apoios a Parada de Gonta o Manuel Viegas sempre esteve na linha da frente. Há muitos anos que a comunidade Paradense nos EUA tem enviado grandes apoios financeiros e equipamentos para a Terra Natal.

carro com matricula PGonta.jpg

O seu coração Paradense dá-lhe um impulso enorme para, em tudo que é possível, lembrar a sua Terra. Tendo atingido a idade da reforma, mudou-se no ano de 2005 de Newark para a Fórida tendo instalado na matrícula do seu carro, o nome de Parada de Gonta (ali é permitido). Na sua casa possui as bandeiras de Parada de Gonta e de Portugal, a par da dos EUA. Sinais da forte ligação e do enorme Amor que o liga a Parada de Gonta!
manuel viegas e esposa com d.duarte de braganca e esposa.jpg
E porque a sua intervenção ultrapassa todas as barreiras, Manny Viegas foi agraciado por diversas Instituições e Entidades, das quais são de destacar: Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, Consulado Português, Real Irmandade, entre outras.

Em Abril de 2005, Manuel Viegas foi alvo de uma Homenagem pelas mais altas individualidades locais (Portuguesas e Americanas). Prova de que a sua dedicação à causa social e associativa não passou despercebida.
Trazemos aqui partes da reportagem publicada num jornal local.

(…) Cerca de 350 pessoas acorreram ao restaurante Mediterranean Manor para com a sua presença dizerem obrigado a Manuel Viegas, pelo que ele tem feito em favor da comunidade, não só pela prestação de serviços a quem deles necessita, mas também pela sua participação em associações comunitárias, quer como dirigente, quer como membro activo. (…) Entidades de maior destaque presentes, a saber: “Mayor” de Perth Amboy Joseph Vas e esposa; Conselheiro da Embaixada de Portugal em Washing-ton, Dr. José Galaz; Vice-Presidente do Conselho das Comunidades Portuguesas, José João Morais e esposa; Monsenhor João Antão e rev. Padre José Manuel, Pároco e Coadjutor, respectivamente, da Igreja de N. S. de Fátima, de Elizabeth; Jorge Costa, Presidente do Conselho Paroquial da Paróquia de N. S. de Fátima, de Elizabeth e esposa; João Gouveia, Chanceler do Consulado Geral de Portugal em Newark e esposa; Maria Amália Costa, ex. Vice-Cônsul do Consulado-Geral de Portugal em Newark; Manny Grova, Vereador da cidade de Elizabeth; Dina Matos McGreevey, Primeira-Dama do Estado de New Jersey; prof. Maria Alice Costello, Principal da Washington School, em Kearny e marido; prof. Joseph Rendeiro, Principal da Hawkins Street School; Victoria Almeida, “Deputy Attorney General”; Juiz Richard Gomes; Mel Ramos da cidade de Perth Amboy; José Teixeira, Presidente da União Portuguesa Continental; Augusto Gomes, Presidente da Lusitânia Savings Bank; Ana Gonçalves, do BCP Bank; Jorge Santos, do Banco Espírito Santo; José Lobo, Presidente do Portuguese Sporting Club, de Perth Amboy; Luís Janota, do Sport Club Português, de Newark; Maria João Ávila, do Lar dos Leões de New Jersey, de Newark; Maurício Pereira, Presidente da Casa de Tondela, de Newark; Henrique Chaves, Presidente da Associação Cultural Portuguesa, de Kearny; Bichelien Hoang, ex-Presidente do Heritage Festival Ball Committee e seu marido Dr. Hoang; Anselmo Millan, Presidente do Heritage Festival Ball Committee e sua esposa; Elizabete Costa, Presidente do Portuguese Heritage Group , de Perth Amboy e Silvia Gonçalves, Presidente da Beneficência Algarvia e esposa; Mário Marques, Presidente do Clube Português de South River; Jorge Montez, Presidente da Casa do Ribatejo; representantes das Associações Reais de New Jersey e da Pennsylvania; e representantes da Associação da Mulher Migrante U.S.A.

(…) Manuela Chaplin apresentou Monsenhor João Antão que, depois de afirmar que Manuel Viegas tem sido um exemplo para a comunidade e que nela deveria haver mais Manuéis Viegas, abençoou os presentes e a refeição. Continuando na sua intervenção, Manuela Chaplin chamou para junto do pódio Manuel Viegas e sua esposa Graciete, elogiando o homenageado pelo apoio e colaboração dada a numerosas associações de que fez e faz parte como dirigente e como membro activo. Manuel Viegas é um homem sem igual; onde ele chegou foi um homem extraordinário pelas obras que nos deixou, afirmou. Elogiou também Graciete Viegas pelo apoio dado a seu marido e pela paciência que sempre com ele teve, pois atrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher. Leu, a seguir, um poema de Glória de Mello dedicado a Manuel Viegas. Mais tarde foi a vez de Manuel Viegas ser homenageado por numerosas entidades: “Mayor” Joseph Vas – uma proclamação da cidade de Perth Amboy; O Embaixador de Portugal em Washington, Dr. Pedro Catarino, enviou uma mensagem, lida pelo Dr. José Galaz, que também teve palavras de apreço pelo homenageado; José João Morais teve palavras de muito apreço em nome do Conselho das Comunidade Portugueses; Joaquim Aresta em nome da Comissão dos Amigos de Parada de Gonta; Gilberto Amaral, enviou mensagem; (…) Finalmente o casal Manuela e Charles Chaplin ofereceram uma jarra de cristal, gravada com a imagem da Assembleia Nacional Portuguesa. Também Graciete Viegas foi obsequiada com um arranjo floral e artistas portugueses ali presentes – Jorge Quaresma, Emília Silva, Corina e Mónica Paula - associaram-se às homenagens. No seu discurso de agradecimento em seu nome e no de sua esposa, Manuel Viegas afirmou que não dizia adeus mas até sempre, naquele momento, que era o ponto culminante da sua presença na comunidade. Lembrou as várias manifestações de amizade de que foi alvo e não deixou de afirmar que fez sempre o melhor dentro das suas possibilidades. O que fez não era possível sem o apoio de sua esposa Graciete e dos amigos que sempre o encorajaram, esclareceu. Agradecia, por fim, a manifestação de carinho e amizade de que estava a ser alvo. O “Mayor” de Perth Amboy, Joseph Vaz, deixou – nos as palavras seguintes: Estou muito honrado por estar aqui nesta homenagem a Manny Viegas. Sempre esteve envolvido, com gentileza e generosidade, ao serviço da comunidade; Manny Viegas é a verdadeira face da comunidade portuguesa nos últimos 25 anos. Desejo-lhe a melhor sorte.

Uma grande impulsionadora da realização desta festa de homenagem foi Manuela Chaplin. Deixou-nos a mensagem seguinte: Esta festa a Manuel Viegas já há muito que era devida, porque este homem há vinte e tal anos que anda a trabalhar para a comunidade e a fazer tanto, tanto, não só para a comunidade em geral, como homem associativo, mas sobretudo o bem que ele tem feito a indivíduos, a gente que ele ajudou quando veio de Portugal e que hoje está bem, muito bem na vida. Ele ajudou famílias inteiras a arranjar emprego. O Manny nunca foi um homem de esperar grandes coisas e foi sempre de uma grande modéstia; mas um grupo de amigos desta vez decidiu que o não deixava ir para Flórida sem lhe fazer uma festa de reconhecimento muito bem merecida. A ideia nasceu e foi levada a cabo. A Comissão promotora da homenagem: Beatriz Santos, Célia Pedro, Glória de Mello, Joaquim Aresta, Manuela Chaplin, Maria Fernanda Batel, Maria Helena Sampaio, Maria João Ávila, Mónica Paula, Nelson Viriato Baptista, Vickie Almeida e Fernando Matos.

Luso Americano-29,Abril,2005



Ao Manuel Viegas, o nosso Grande Abraço de Parada de Gonta!


Parada de Gonta orgulha-se de o ter como um dos seus filhos!



publicado por paradadegonta às 14:40
link do post | comentar | favorito

10 comentários:
De Anónimo a 15 de Abril de 2006 às 22:52
Desejo-te uma BOA PÁSCOA e a todos que te acompanham. AbraçoAgostinho
(http://arteagostinho.blogs.sapo.pt)
(mailto:ag_silva@hotmail.com)


De Anónimo a 14 de Abril de 2006 às 19:37
Uma Pascoa feliz para ti e para toda a familia
beijinhu GRANDE
:)Cris
(http://omundodacris.blogspot.com)
(mailto:nitaforever@hotmail.com)


De Anónimo a 14 de Abril de 2006 às 17:54
Uma Boa Páscoa para ti e família.
Um grande abraçoBlueyes42
(http://silvarosamaria.blogs.sapo.pt)
(mailto:rosasilva@vodafone.pt)


De Anónimo a 11 de Abril de 2006 às 01:13
Um bom filho que não esquece as suas origens. Na realidade tem de se admitir que a atitude deste homem é louvável. Uma boa homenagem ao HOMEM! Boa Páscoa!segundavida
(http://segundavida.blogs.sapo.pt/)
(mailto:melo887@sapo.pt)


De Anónimo a 9 de Abril de 2006 às 14:48
Dou parabems por esta nota sobre o manny. vivo na america e ele é um grande amigo de todos os portugueses daquie fez muiito por todos. Ele merece o abraço nosso.José Pereirajose
</a>
(mailto:)


De Anónimo a 9 de Abril de 2006 às 01:49
A madrinha agradece a tua visita no dia que o meu blog completa 2 anos de existência. É sempre bom ter o carinho dos amigos e foste muito pontual. Um grande abraço e estou muito contente.Blueyes42
(http://silvarosamaria.blogs.sapo.pt)
(mailto:rosasilva@vodafone.pt)


De Anónimo a 6 de Abril de 2006 às 02:01
É uma bonita homenagem ao Manuel Viegas.Desejos de boa sorte a todos os emigrantes.Um abraço para todos.Agostinho
(http://arteagostinho.blogs.sapo.pt)
(mailto:ag_silva@hotmail.com)


De Anónimo a 5 de Abril de 2006 às 21:47
Sem dúvida uma bonita homenagem aos emigrantes portugueses, espalhados por todos os cantos do mundo.

Festa em honra de Nª Srª da Boa Nova, em Terena, dias 21 a 25 de Abril de 2006.

kapakapa
(http://vilaterena.blogspot.com/)
(mailto:kkapaa@sapo.pt)


De Anónimo a 4 de Abril de 2006 às 05:08
Manny Viegas mereceu todas estas homenagens e outras mais se irao fazer, pois o seu coracao e do tamanho do mundo, sempre pronto para ajudar quem quer que seja. Se os homens fossem todos como o Manny o mundo seria perfeito. Parada de Gonta nao se esquece do Grande amigo que foi e continua a ser, pois Parada de Gonta esta sempre no coracao tanto dele, como do nosso. Um abraco forte. VIVA O VIEGAS VIVA PARADA DE GONTAG . A .
(http://california)
(mailto:gilberto.amaral@clix.pt)


De Anónimo a 3 de Abril de 2006 às 18:02
Os imigrantes portugueses merecem grandes homenagens. não há terra qua não tenh imigrantes.parabéns a tods e que tenham sorte nos paises onde trabalham.e vivemsilvia
</a>
(mailto:silvia@sapo.pt)


Comentar post

mais sobre mim
arquivos

Março 2017

Janeiro 2017

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Janeiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Setembro 2005

Agosto 2005

Julho 2005

Junho 2005

Maio 2005

Abril 2005

Março 2005

Fevereiro 2005

Janeiro 2005

Dezembro 2004

Novembro 2004

posts recentes

Assim nasce uma nova era....

Imagens que fazem a histó...

...

PARADA DE GONTA, SEMPRE!

E, por fim, TONDELA!

LEMBRANDO...

(...6) Em SINES e...

(...5) Em Carnaxide!

(...4) Em Coimbra!

Parada de Gonta,Terra de ...

(…3) Em Reguengos de Mons...

GILBERTO AMARAL. Casament...

(...2) Na Serra!

Parada de Gonta, pelo Paí...

Dos EUA a PARADA de GONTA...

...

PERCURSOS PEDESTRES!

PÁSCOA DE HOJE. PÁSCOA DE...

ESTAMOS EM TRABALHOS DE M...

MANUEL VIEGAS. Um Coração...

SIMBOLOS DE OUTROS TEMPOS...

A PRIMAVERA ENTROU POR AQ...

CORES DA NATUREZA. PERFUM...

PARADA DE GONTA EM FESTA ...

RODRIGO EMILIO.Poeta de P...

O CICLO DA BROA.

PARADA de GONTA. Continua...

NATAL de PARADA de GONTA!

FESTA À N.ª Srª da CONCEI...

CASAS DA ALDEIA!

Parada de Gonta Reconhece...

PARADA DE GONTA, Arqueoló...

Lembrando Os Que Já Parti...

QUINTAS de Parada de Gont...

Escola do 1.º Ciclo, Para...

Casas Típicas da Aldeia!

ESTAÇÃO Caminhos-de-Ferro...

A Descendência Artística ...

Ainda. As Noites da Aldei...

A NOITE COM ELA...

08 de Julho de 1880 - 08 ...

1 de Julho de 1831 – 1 de...

...

FONTES DA ALDEIA!

PARADA DE GONTA, 121 ANOS...

PARADADEGONTA RECONHECE O...

Fábrica de Lanifícios. 10...

...

Ainda as Festas Populares...

A convite de um Amigo...

Viagem Segura
ROMARIA
Grupo do Tacho
usatacho
...
Gilberto Amaral
Arte p 1 Canudo
Dennis Amaral
Luísredevil
Rodrigo Emilio
...
Ass.AmigosPGonta
ADRCPGonta
Escola PGonta
Sant’Ana.05
Website PGonta
...
AZORIANA geminada
(ParadadeGonta&Serreta)
IncertosMomentos
SegundaVida
Terena
pesquisar